Centro

A Casa de Saúde Câmara Pestana (CSCP), localizada em São Gonçalo, Funchal, foi fundada no dia 9 de maio de 1925. É um dos doze estabelecimentos de saúde geridos pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com fins de saúde.

Tem como missão assistencial a prestação de cuidados de saúde na área de psiquiatria e saúde mental, desenvolvendo serviços e intervenções nas fases da prevenção primária, secundária e terciária.

A sua área geográfica de atuação é toda a Região Autónoma da Madeira incluindo, portanto, a ilha do Porto Santo.

Desde 1925, atendeu mais de 8500 utentes e é a única Instituição Psiquiátrica na Madeira que dá resposta a pessoas com doença mental do sexo feminino, com uma média de 50 internamentos por mês.

Com uma lotação para 350 utentes, na Casa de Saúde trabalham cerca de 210 colaboradores e 15 Irmãs, que integram o projeto hospitaleiro no mesmo espírito de serviço e de missão. Além disso tem 10 utentes inseridas em 2 residências de apoio mínimo na comunidade.

Atualmente, a Casa de Saúde, é uma estrutura complexa que se orienta por um modelo hospitalo-comunitário. Na última década foi totalmente renovada e reconstruída, com o objetivo de responder com qualidade e humanidade às novas exigências da boa assistência e cuidado as pessoas doentes.

A sua intervenção assenta num modelo humanista-cristão, que preconiza uma “perspetiva integral e unitária de cuidar a pessoa, articulando os avanços técnico-científicos com a caridade, a humanidade e a ética”. (Hospitaleiras, Irmãs (2010), CI da Instituição, Identidade e Missão).

Os seus princípios orientadores têm por base a Doutrina Social da Igreja e o Carisma dos nossos Fundadores, património espiritual que confere a identidade organizacional da Instituição.